Saúde

Elizabeth Pinheiro de Albuquerque

Cariacica vai ampliar de 10 para 18 as unidades de saúde que oferecem tratamento contra sífilis

Por Katilaine Chagas, postado em 19/06/2019
Fotos Cláudio Postay

O município de Cariacica ampliará de 10 para 18 a quantidade de unidades básicas de saúde que fazem o atendimento para tratar a sífilis. Para isso, realizou a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham nas oito unidades que passarão a fazer o atendimento. A ampliação acontecerá em julho.

Hoje oferecem o tratamento as unidades de Bela Aurora, Cariacica Sede, Itaquari, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Porto de Santana, São Francisco e Santa Fé.

A elas, irão se somar: Bairro Operário, Campo Verde, Itapemirim, Jardim América, Mucuri, Padre Gabriel, Rio Marinho e Vila Graúna.

Ministrou o curso para os profissionais da unidade a Dra. Betina Moulin Coelho Lima, da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Também participou da capacitação a enfermeira Liliana Coelho, Apoiadora do Ministério da Saúde do Projeto Resposta Rápida contra a Sífilis.

Sobre a sífilis

Podem ocorrer os seguintes sintomas, dependendo da fase da doença:
- lesão no local de entrada da bactéria única e indolor
- erupções cutâneas em forma de máculas e/ou pápulas
- queda de cabelo
- febre
- mal-estar
- dor de cabeça.
Observação: É importante ressaltar que o mais preocupante é o período de latência (que pode durar décadas) em que não se observa nenhum sinal ou sintoma clínico da sífilis, mas o indivíduo continua a transmitir a doença.

Como é identificada
- Por meio de teste rápido ou exame laboratorial
Os perigos da doença
- No adulto não tratado, a consequência mais danosa poderá ser o quadro chamado neurossífilis, em o sistema nervoso é atingido.
- Mas a maior preocupação em saúde pública trata-se da transmissão vertical, ou seja, de mãe para o bebê durante a gestação, o que pode ocasionar aborto, nascimento prematuro, deixar sequelas graves na criança, além de poder levá-la à morte.

Formas de prevenção
- Uso de preservativos masculino ou feminino
- Pré-natal adequado da mulher e parceiros

O tratamento
- É simples e de baixo custo, com antibióticos específicos, sendo a Penicilina Benzatina a opção mais eficaz.
Onde procurar ajuda
- A testagem rápida é feita em todas as 28 unidades de saúde do município

 

banner