Assistência Social

Solismara de Oliveira Tosato Delarmelina

Equipamentos da Assistência são apresentados em escola

Por Tatiana Moura, postado em 15/04/2019
Fotos Lucas Calazans

Muitas coisas boas da vida são de graça, uma delas é a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento escolar dos filhos. Na tarde da última sexta-feira (12), muitos pais abriram mão dos afazeres e fizeram justamente isso, eles foram ao “Dia da Família na Escola”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Esteves, em Vera Cruz, e em todas as escolas da rede estadual de ensino.

Partindo do pressuposto que a escola não pode trabalhar sozinha, a diretora da unidade, Fabiana Eleotério, convidou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Grande, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sotelândia, o Conselho Tutelar da Região 3 e a Defensoria Pública para participarem da festa. A ideia foi apresentar os equipamentos às famílias, já que muitas ainda não os conhece e não sabem como acessá-los.

“A escola não pode trabalhar sozinha, ela tem que ter os outros equipamentos sociais dando apoio e suporte. Chamamos os equipamentos para que as famílias possam ter acesso a esses serviços e ver que não é uma coisa tão distante da realidade delas. A nossa ideia é aproximar esses equipamentos da escola para que a família tenha condições de se sentir fortalecida em algum momento que ela precise”, afirma a diretora.

O vendedor Wanderson Vieira Liberato, 40, pediu ao chefe para sair do trabalho no meio do expediente para não perder a chance de acompanhar a filha Isadora Liberato, 8. “É importante para gente podermos estar em conjunto com os professores e em contato com a escola, a gente fica mais ciente das coisas que acontecem”.

A técnica em enfermagem Adriana dos Santos, 41, aproveitou a folga no trabalho para participar do evento junto à filha Maria Eduarda Alexandre, 10.  “Educação e família andam juntas, se a criança não tiver o acompanhamento dos pais fica difícil. Devemos ficar atentos ao que está acontecendo, isso é importante para o crescimento da criança”.

Creas

A coordenadora do Creas de Campo Grande, Valquiria Santos, aprovou a iniciativa da escola. “A escola, identificando algumas situações, buscou chamar alguns serviços da rede de assistência para dar contribuições e informar as famílias sobre o que é cada serviço. O Creas foi convidado nessa perspectiva de fazer com que as famílias conheçam quais são os serviços que estão à disposição delas dentro do município”.


O Creas é um equipamento da rede socioassistencial de média complexidade que trabalha famílias/indivíduos que sofreram alguma violação de direito. O cidadão pode acessar o equipamento por meio do  Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por meio qualquer outro equipamento da rede.

Atualmente o Creas de Campo Grande oferece Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos – PAEFI; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço Especializado em Abordagem Social.

 

banner