Agricultura e Pesca

Antonio Carlos Cesquim Diniz

Cariacica inscreverá agricultores interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Por Tatiana Moura, postado em 07/05/2020
Fotos Claudio Postay

Mais uma vez, o Ministério da Cidadania selecionou a Prefeitura de Cariacica para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Assim como nos anos anteriores, o município foi contemplado com o montante de R$ 300.000,00 que serão investidos na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Os agricultores interessados em participar podem se inscrever a partir do dia11 deste mês.

O PAA é composto por várias fases, a primeira delas é a aceitação do recurso disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, em seguida, vem a elaboração da Proposta de Participação, onde a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) levanta dados relacionados aos agricultores e às entidades a serem beneficiadas e define os preços e a quantidade dos produtos a serem comprados, conforme a demanda, posteriormente, os dados são inseridos no SISPAA, o sistema de execução do PAA, para análise a aprovação.

“Depois da aprovação começamos as aquisições e doações para as entidades e famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). Geralmente, realizamos de seis a sete aquisições por ano, sendo uma por mês”, explica a nutricionista Fernanda Uliana Callegari.

No momento, Cariacica está na fase de elaboração da Proposta de Participação, que engloba as inscrições dos agricultores interessados em participar do programa. Os interessados em participar devem ligar para o telefone 3354-5250, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h, para agendar o horário de atendimento. É preciso comparecer à Semap portando Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizada, CPF, bloco de notas em nome do agricultor, se possuir CadÚnico, um espelho que comprove. É imprescindível o uso de máscara.

Conforme orientações do Ministério da Cidadania, serão priorizados agricultores que residem em Cariacica, agricultores orgânicos, agricultores inscritos no CadÚnico e agricultoras.

Ano passado foram inscritos 100 agricultores, a expectativa é que esse ano o número seja igual ou maior, conforme explica o gerente de Aquicultura e Pesca da Semap, Wanderson de Souza.

“A expectativa é sempre que os agricultores que já têm um conhecimento  e participam do programa, retornem. O legal do PAA são as duas vertentes, ele potencializa o campo e as entidades e famílias que são assistidas pelos Cras e Creas, pois elas recebem esses alimentos sem custos, é uma ação direta de combate à fome e a miséria”, conclui.  

Serviço

Inscrições para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Período: 11 de maio a 05 de junho

Local: Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (é preciso agendar o atendimento). Rua Pio XII, 37, edifício Marchiori, Campo Grande.

Telefone: 3354 – 5250

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h  

banner