Assistência Social

Solismara de Oliveira Tosato Delarmelina

Peti vira case de sucesso e é apresentado à Setades

Por Tatiana Moura, postado em 10/09/2019
Fotos Lucas Calazans

As boas práticas desenvolvidas pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti/Cariacica) foram apresentadas à Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) na manhã desta terça-feira (10). O encontro teve como objetivo fornecer orientações para a atuação da gestão do Peti e dos gestores e coordenadores do CadÚnico para os 14 municípios do Estado que são cofinanciados com recurso federal para execução do Programa.

A equipe realiza ações em cinco eixos estratégicos para o enfrentamento ao trabalho infantil que são informação e mobilização, identificação, proteção,  defesa e responsabilização e monitoramento.

De acordo com a referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Cariacica, Ruth Knaak, uma das práticas que chamou a atenção da Setades foi a intersetorialidade, ou seja, a equipe que é composta por cinco pessoas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), agrega técnicos das Secretarias de Saúde e Educação e dos Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outra praxe também observada foi o bom trabalho realizado com as escolas da rede. No mês de junho foi lançado um concurso para a escolha da mascote do Programa, alunos de todas as escolas participaram e assim nasceu Zé Petinho, pelas mãos da estudante Yasmin da Costa Souza, 14, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Melo Sobrinho. Os trabalhos inscritos abordaram o tema trabalho infantil destacando um ou mais de seus aspectos como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção.

Zé Petinho foi apresentado à cidade no dia 12 de junho, durante o seminário em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, agora, ele será conhecido nacionalmente. O vídeo da mascote será disponibilizado no site do Ministério da Cidadania.

A série de visitas institucionais às unidades de saúde e às entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcac), igualmente foi apresentada à Secretaria. Ruth não esconde a alegria em ver que o trabalho realizado pela equipe está dado bons frutos.

“Nos sentimos realizados e agradecidos. É muito bom ter o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Peti e pela comissão intersetorial, da mesma forma, é gratificante poder apresentar boas ações que vêm sendo realizadas para outros municípios”.

Durante o evento o secretário de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvido Social, Bruno Lamas, não poupou elogios ao trabalho desenvolvido em Cariacica.  

“Alguns municípios apresentaram suas boas práticas, de acordo com seus cinco eixos. Dentre as cidades, destaque para Cariacica que apresentou sua experiência exitosa, iluminando a realidade de outros municípios”, pontuou. 

banner