Cultura

Renata Rosa Weixter

Cultura em Redes: artistas de Cariacica exibem suas obras nas redes da Prefeitura durante isolamento social

Por Marcelo Pereira, postado em 05/04/2020
Fotos Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) não para e irá divulgar as obras de artistas de Cariacica a quem estiver de isolamento social durante a pandemia do coronavírus, usando as plataformas online da Prefeitura. É o projeto "Cultura em Redes", que vai exibir, semanalmente, toda quarta-feira, a partir das 20h, no Facebook e Instagram os trabalhos e produções de músicos, bailarinos, compositores, atores, atrizes, dançarinos, escritores, realizadores audiovisuais e grupos de cultura popular, cujos projetos obtiveram recursos da Semcult. A primeira edição será nesta quarta-feira (08). "Nossa iniciativa é, além de ser uma oportunidade de exibição para a produção do artista, dar uma contrapartida e conhecimento ao público a esses projetos que já foram contemplados pela nossa política cultural, seja através da Lei João Bananeira ou pelo Fundo Municipal de Cultura", explica a secretária de Cultura, Renata Weixter. 

Ela espera que os próprios artistas e produtores também se mobilizem para fidelizar a plateia pela audiência na internet e criar um mercado de consumo local. "Além da obra, os posts terão informações de acesso a esses artistas como escritório de produção para agendamento de futuros shows ou onde obter aquele livro ou a obra de arte ou mesmo o endereço do ateliê", desenvolve.

Quem inaugura o projeto é uma seleta de músicos e cantores. Eles forneceram videoclipes ou performances gravadas de seus estúdios. Confira quem vai passar pela sua timeline essa semana:

Max Carvalho

Maestro, pianista e compositor, o músico é conhecido no meio musical da Grande Vitória e rege 10 coros, um deles o Coral Bom Pastor, do Santuário Bom Pastor, de Campo Grande. Para as redes de Cariacica, ele fez uma performance ao piano. Ano passado, acompanhou ao piano o cantor lírico Rafael Simas num concurso internacional italiano, o "Al Chorus Inside", de onde obteve o segundo lugar. 

Facebook: https://www.facebook.com/max.carvalho.374

Edivan Freitas

Cantor, compositor e violonista capixaba. Sua formação musical é múltipla e diversa. Ecoam, no seu trabalho, principalmente, as fortes tradições do cancioneiro brasileiro, além dos ritmos característicos de um Brasil litorâneo, das baladas e do samba, de um Brasil interiorano, das toadas e do lirismo, e traços da música pop. O músico tem formação em Música Popular pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e em licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além do curso de Letras pela mesma instituição. Pela Lei João Bananeira lançou dois discos: "Andante", em 2011, e "Dança da Fala", em 2018.

Instagram: @_edivanfreitas

Grupo Moxuara

Com 29 anos de estrada, mais de 500 shows e seis discos gravados, o Moxuara se consolidou como a banda de música regional do Espírito Santo mas que não deixa o experimentalismo e o caráter contemporâneo de lado. Bebendo na fonte dos ritmos folclóricos e populares, o grupo mescla em suas canções a beleza de se adotar uma vida simples, a dicotomia entre a cidade e o campo e as relações do homem com a natureza. Tudo isso com a união entre a viola caipira e instrumentos percussivos. Na formação atual, Flávio Vezzoni (voz e violão), Paulinho (baixo), Marcos Côco (voz, viola e violão) e Heverton Macapá (percussão). 

Facebook: https://www.facebook.com/grupomoxuara/

Ana Muller

A musicalidade de Ana passeia entre a nova MPB, o rock e o folk. Sua formação tem influências na música sertaneja de raiz, no rock brasileiro dos anos 80 e MPB das décadas de 60 e 70. Começou cantando rock em banda de garagem, participando da cena roqueira de Campo Grande na adolescência. Tempos depois, tornou-se vocalista da banda "Aurora", um dos grandes destaques da cenário independente de Vitória. Moradora do bairro Vera Cruz, em Cariacica, a capixaba de Ibatiba, aos 26 anos, é sucesso no Youtube onde acumula 15 milhões de visualizações de seus vídeos, mais de 68 mil seguidores no Spotify e um contingente de mais de 50 mil seguidores e fãs em redes sociais. 

Instagram: @real.anamuller

banner