Obras

José Luiz Campos

Componentes para nova galeria de drenagem são instalados na avenida Expedito Garcia

Por Marcelo Pereira, postado em 15/06/2020
Fotos Claudio Postay

Começou a instalação das novas galerias que formarão a rede de drenagem em trecho da avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. Os componentes , medindo 2m x 1,5m, foram fixados nesta tarde entre a rotatória do Shopping das Carnes e a esquina com o supermercados Carone. Antes do feriado de Corpus Christi, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) havia assentado o terreno escavado com base de concreto a fim de que estivesse nivelado para receber as peças. 

Haverá ainda ligação da rede com os poços de visita (PVs). Feito isso, o trecho será compactuado, com a escavação tapada e o asfalto refeito. A previsão é que essa fase seja concluída em 20 dias.

Depois, as obras continuarão a partir da esquina do supermercado Carone no sentido onde ocorre a feira livre de domingo. 

Mais vazão para água das chuvas

A rede de drenagem teve que ser remodelada já que atualmente ela não suporta o fluxo vindo das ruas no entorno, já que todas fazem o lançamento das águas da chuva na Expedito Garcia. Com a troca, a capacidade de vazão será cinco vezes maior do que a atual, minimizando os alagamentos neste trecho. Serão instalados 721 metros de drenagem. Desses, 550 metros serão de galerias de 2m x 1,5m.

Além disso, 33 unidades de caixa ralo com grelha, 420 metros de religação de rede de água, 504 metros de religação de rede de esgoto. Após a instalação, o trecho ganhará recapeamento resultando 6.434,42 m² de pavimentação com asfalto, 534,69 m² de sinalização e 36 metros de religação de fibra ótica. Os recursos são de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica. O valor é de R$ 2.753.815,06. Os trabalhos começaram no início de outubro de 2019 e a previsão é que terminem neste segundo semestre. 

Trânsito
O trânsito foi alterado e essas modificações estão devidamente sinalizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), o retorno para a avenida Expedito Garcia continuará sendo na rotatória na altura da Colibri. Para acessar a BR 262, o motorista terá como opção seguir pela rua Bolívar de Abreu entrando à direita na rua Anatildes Passos Costa e virando à esquerda na rua Santa Marta.
Para acessar o bairro de Campo Grande a partir da BR 262, o motorista seguirá pela rua Bolívar de Abreu até o entrocamento com as ruas Álvaro Pedro Miranda e avenida Getúlio Vargas, na altura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Stélida Dias, seguindo pela avenida Getúlio Vargas. 

banner