Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica - IPC

Cristina Zardo Calvi

IPC inova e lança serviço de recadastramento online

Por Daniel Vargas, postado em 27/05/2020
Fotos Claudio Postay

O IPC estreia nesta sexta-feira (22) um serviço inédito entre os institutos de previdência da Grande Vitória: o recadastramento online de aposentados e pensionistas. Ele será ofertado das 12 às 17h, por meio de videochamada no WhatsApp, e funcionará somente durante a pandemia do coronavírus. Desse modo, os servidores da autarquia poderão atender aos beneficiários com mais interatividade e segurança, diminuindo ainda o fluxo de demandas após o fim do isolamento.

O serviço será realizado pela assistente social, Lígia Borges Silva, e pela coordenadora de compensação previdenciária, Ronalda Adriana Barboza. As servidoras irão ligar para cada beneficiário e checar a viabilidade da chamada de vídeo. No momento da conversa, o aposentado ou pensionista deverá ter em mãos a Carteira de Identidade ou CNH e um comprovante de residência, caso tenha mudado de endereço.

É importante lembrar que essa nova modalidade de recadastramento não é obrigatória, ou seja, só será feita com o consentimento do beneficiário. Se esse não se sentir à vontade, será orientado a cumprir com a obrigação de forma presencial, ao término da pandemia.

Obrigatoriedade do recadastramento continua suspensa

Enquanto Cariacica estiver em estado de calamidade pública, a obrigatoriedade do recadastramento continuará suspensa. Contudo, o procedimento passou a ser facultativo para os beneficiários que têm acesso à internet e condições seguras de realizá-lo. As medidas foram oficializadas por meio da Portaria 14/2020, publicada no Diário Oficial do Município no dia 15 de maio.

banner